sexta-feira, 5 de março de 2010

Aprendizagem x Aquisição

Ontem fui ao curso de Linguística do Prof. Dr. José Carlos Paes de Almeida. Ele estava falando sobre o processo de aprendizagem de línguas, sobre suas teorias, e eu adorei! No final da palestra perguntaram se alguém tinha uma pergunta a fazer, e como todo leonino gosta de aparecer eu me candidatei. Fiz uma pergunta estranha lá, meio sem nexo, mas ele foi muito gentil e respondeu. O curso era para ajudar quem já era professor de Línguas, mas para mim muitas coisas foram esclarecidas. Ele falou sobre o método de Aprendizagem e Aquisição. O sistema de aprendizagem não cria raizes no aluno. Ele apenas faz exercícios e testes mas depois de um tempo tudo é esquecido. Na aquisição o professor consegue fazer com que a língua circule dentro do aluno, ou seja, é um método que faz com que a língua faça parte dele.
O interessante é que ele não usa a expressão "língua estrangeira". Ele explicou o porquê, até mesmo de uma forma poética, que essa expressão dá a impressão de que a língua é estranha, que a língua é do outro, sendo que essa "língua nova" deve fazer parte de nós e circular dentro de nós.
A junção da Aprendizagem com a Aquisição é que faz com que a pessoa tenha uma boa capacidade comunicativa, que ela consiga usar a língua em todos os momentos e faça parte dela.
Linguística é uma parte do curso de Letras que me interessa muito, mas ás vezes eu me sinto dividida. Quando a gente se interessa por várias coisas, a gente acaba aprendendo tudo pela metade. A nova meta agora é saber qual será a minha prioridade e focar nisso.
That's all folks!

Um comentário:

  1. Oi, faltou pensar um pouquinho na maneira como você entendeu a palavra método. Acho que ele falava sobre abordgaem que é uma noção mais profunda, significa saber o que se está fazendo e como alcançar os objetivos, enquanto metod é uma coisa assim, tipo receita de bolo, entende?

    ResponderExcluir